top of page

Como você mede seu valor?

Atualizado: há 6 dias

Em 2024, eu trabalhava em um local onde escutei de uma pessoa da equipe o seguinte: Bru, você precisa de um carro e casa próprios. Você é líder! Não pode ficar indo de ônibus trabalhar e nem morar de aluguel.


Por isso eu te pergunto: Como você mede o seu valor e o valor do outro? Pelo o que a pessoa ou você tem ou pelo o que a pessoa ou você é?


Eu me recordo de ficar desacreditada do comentário todas as vezes que essa pessoa me falou isso - sim, foi mais de uma - então você já consegue imaginar que eu penso bem diferente e realmente não acredito que somos o que temos, pelo menos não no meu modo de viver.


apoiando o pé no vidro do ônibus na viagem pela estrada
Indo do RJ à SP para o Natal 2025

Eu cresci, assim como você, imagino, ouvindo que ter sucesso na vida é ter uma carreira bem sucedida. Eu não discordo totalmente dessa frase, mas não acho que ela cubra tudo o que seja a tal VIDA de sucesso. O trabalho é uma parte dela - parte importante - mas ainda assim, uma parte, não sua totalidade.


Vindo de um lar sem abundância financeira, mas também sem faltar comida na mesa e um teto para dormir, graças a meus pais; eu tenho noção da luta que é pra conquistar o básico e querer um dia ter mais. Se eu cresci já preocupada em trabalhar logo pra talvez um dia, conseguir fazer faculdade, imagina a cabeça de uma mãe e um pai que ralam o dia todo e dormem pensando se o dinheiro vai dar até o fim do mês? Com certeza não deve ser fácil.


Contudo, mesmo consciente de todas essas dificuldades e do desejo de ter uma vida mais confortável, uma coisa que eu também fui ensinada é a ver a outra pessoa pelo o que ela é e não pelo o que ela tem - esse é o verdadeiro sucesso na vida - ser uma pessoa que as outras queiram estar perto. Olhar para aquele alguém e enxergar os valores que não podem ser medidos por uma conta bancária cheia de zeros depois da vírgula. Tem coisas que são medidas na profundidade do olhar mesmo, pelo brilho da alma.


Muitas vezes eu assisti pessoas ao meu redor, querendo alcançar um patamar financeiro e “crescer na vida” e não tem nada de errado nisso, eu também tenho essas aspirações. Porém, algo que não se pode esquecer é que o crescimento espiritual caminha junto.


Se você é uma pessoa que cuida de si, que trabalha seu autoconhecimento, que escuta sua intuição e busca cumprir o que se comprometeu a fazer nessa vida - para com você e com o próximo - a riqueza material cresce em paralelo. Mas se você é uma pessoa que está distante de sua essência e se preocupa só consigo mesma, com um crescimento individual e focado na ascensão monetária, você pode até conquistar coisas imponentes, mas nunca terá uma realização da sua alma, somente do ego.


lendo um livro no ônibus
Livro “PROPÓSITO” de Sri Prem Baba

Eu não precisava viver de aparências para manter o cargo de liderança que ocupava. Quem eu sou e como faço o que me dedico a fazer, não diminui de valor pela casa de aluguel em que vivo ou do ônibus que pego para trabalhar. O meu respeito não vem do que eu exibo ter, do cargo que me dá poder; não é um espetáculo. Sou respeitada por quem sou, pelo o que ensino, pela forma que colaboro com o mundo, por como me relaciono com cada pessoa. É assim que acredito que cada um de nós gostaria de ser lembrado.


De dentro desse ônibus em que escrevo indo passar o natal com a família em São Paulo, não me sinto “menos” por ir de ônibus e nem me sentirei “mais” por voltar de avião. Esses espaços são transportes que nos possibilitam deslocar para certo objetivo enquanto desfrutamos da jornada. Diferente do que alguns possam pensar, eles não nos rotulam em nada, nem nos dão status algum. Eles são um meio e não um fim. O fim é o ego.


Então eu te desejo que a sua vida seja pautada por quem você é, que ela seja medida pelos sonhos que você realizou, que ela seja valorizada pelo propósito que cumpriu - na sua vida e na vida dos outros.


Busque sua prosperidade material, não há nada de errado nisso, só vigie como você o faz para que sua prosperidade espiritual caminhe junto. Meça seu sucesso pelo completude do coração ao invés da falsa sensação de poder. E, principalmente, não defina ninguém pelo o que demonstra ter, mas pelo o que a alma mostra ser.



 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Logo NaBR

Vem conhecer nossas outras redes

  • Youtube
  • Spotify
  • TikTok
  • Instagram

Copyright 2025 Bruna Ventre NaBR todos os direitos reservados

bottom of page