
O início da estrada...
Difícil dizer quando começou essa paixão por viajar, sempre fui uma criança curiosa em ouvir as histórias de viagem dos outros e ficava me imaginando naquele lugar. Pensava o que eu faria, quais locais iria gostar e também o que eu faria diferente. Eu nunca me cansava de ouvir e na verdade isso sempre serviu como uma inspiração para eu conquistar minhas viagens.
Minha família não cresceu nessa cultura de viagem, seja por falta de recursos ou por gostarem sim, mas não tanto quanto eu rs, então quando comecei a trabalhar pude priorizar isso, mas mesmo que eu gostasse muito, ainda pensava que era algo caro para uma estagiária fazer com frequência. Na época eu trabalhava em uma multinacional americana e precisava ter inglês fluente pois era usado diariamente no escritório. Porém, meu nível era intermediário e por mais que eu estudasse há anos, tinha muita dificuldade e vergonha de falar o idioma. Foi aí que eu decidi juntar dinheiro e fazer intercâmbio para Londres.
Londres? Mas porque Londres? Eu tinha vários primos que moravam lá então era a chance de economizar em estadia. Certo, mas porque só um mês? Eu sei que esse tempo não é suficiente para ficar fluente no idioma, mas era o tempo de férias que eu tinha e também o quanto eu conseguia pagar na época pelo curso em uma moeda que valia por volta de 6 vezes mais que a nossa.
Esse intercâmbio foi a virada de chave na minha vida. Lembro como se fosse hoje! Voltei super empolgada com a viagem e coloquei na minha cabeça que iria morar fora por mais tempo. É como minha mãe diz, quando coloco uma coisa na cabeça ninguém tira! Então fui em busca do meu sonho e descobri uma oportunidade de fazer faculdade nos Estados Unidos assim que eu terminasse minha graduação no Brasil, que seria em julho de 2012.
E porque outra faculdade se já estava me formando no Brasil em Administração? Porque era a única forma de entrar nos Estados Unidos depois de formada, eles não permitiam na época que pessoas formadas em seu países fossem de outra maneira. Então encarei mais 2 anos de estudo e morei no campus da IHCC (Indian Hills Community College). Essa faculdade ficava no interior de Iowa, em uma cidade chamada Ottumwa. Eu morava no campus, então ia para as aulas de manhã, treinava no time de vôlei à tarde e estudava à noite. Aos finais de semana eu costumava ter jogo e quando não, ia ao único bar da cidade aproveitar um pouco.
No segundo ano de faculdade nos EUA, fui convidada para trabalhar como assistente técnica e isso me deu a oportunidade de viajar mais pelo país para recrutar novas meninas para o time. Costumo dizer que só quem fez intercâmbio sabe como é de verdade. Não é o glamour que as pessoas imaginam: jovens com dinheiro dos pais aproveitando a vida sozinhos. Eu tinha que trabalhar muito para me manter e isso foi um dos pontos cruciais para eu voltar ao Brasil depois de 2 anos por lá. Mas sem dúvida é a experiência mais enriquecedora que um jovem pode ter! Conheci gente de várias partes do mundo, aprendi sobre diversas culturas, descobri o valor real da família depois de tanto tempo distante. E mais que tudo isso, ME DESCOBRI! Descobri esse amor por viajar que me deixa ansiosa a cada oportunidade que tenho de conhecer um cantinho novo nesse mundo. Descobri que não precisamos de muito para viver essa viagem, descobri que o hábito de viajar deveria ser uma oportunidade de todas as pessoas pois enriquece a alma.
Depois de viajar bastante durante férias, feriados e fins de semana, me deu uma vontade grande de mochilar por aí, seja no Brasil ou em outros países. Queria viver dessa forma por um tempo e não foi fácil criar coragem porque tinha medo de passar muito sufoco, de faltar dinheiro e todas as coisas que vem na nossa cabeça quando saímos da zona de conforto. Até que criei coragem e em setembro de 2020 me joguei na estrada e desde então é assim que vivo, viajando por aí e descobrindo coisas maravilhosas sobre o mundo, suas culturas e principalmente, sobre pessoas.
Há tantas formas de viajar, que sinto que meu leque expandiu e muito depois que me permiti viver essa experiência. Sem dúvida alguma, essa é uma das maiores felicidades da minha vida, viver aprendendo tanto pelos lugares onde passo.
Por isso criei esse cantinho, para compartilhar com você minhas descobertas e permitir que todos possam fazer o mesmo. Quero que esse seja um canal de troca, que eu compartilhe não só minhas experiências mas que você também possa fazer o mesmo comigo.
Então me envie as sugestões que tiver, as histórias dos locais que visitou, vamos tornar este mundo um lugar mais rico de vivências!
Um beijo a vocês leitores!













