top of page

José

José é um adolescente da roça, que desde pequeno foi ensinado que para ser um homem de verdade, ele tem que ser forte como uma inchada, duro como uma terra mal tratada e principalmente, nunca demonstrar suas fraquezas, anseios, medos. Seus sentimentos.


Na época em que ia para a escola, ainda era normal para professores utilizar palmatória* em suas aulas, caso algum aluno os desobedecesse. E vindo de uma família cheia de professores, em casa não se fazia muito diferente. Se aprontasse, apanhava. Se não fosse bem na escola, ficava preso no banheiro estudando. Se não fizesse o certo, aprendia de forma errada.


Esse comportamento de obediência senão consequências, era uma então educação bem normalizada entre as famílias de todos os cantos do mundo. É assustadoramente natural escutar histórias semelhantes como a de José quando a família se reúne para lembrar casos da infância. Inclusive, também há os pais que se orgulham em dizer que souberam educar seus filhos. O que na verdade se traduz em muitos tapas, pouca explicação e conversa. E ai do filho que ousasse perguntar.


E assim José cresceu, entendendo que bater era a forma que seus pais encontravam de educá-lo, sempre justificando que o amavam acima de tudo. Então para José o amor virou isso, além de várias outras ações, também agressão.


E aí cresceu, ficou mais velho, saiu da casa dos pais, foi viver na cidade grande para estudar e trabalhar. No meio do caminho conheceu uma moça adorável por quem logo se apaixonou.


Eles começaram a namorar e logo de início, quando a moça não fazia as coisas do jeito que José mandava, ele era agressivo com ela e não achava que estava tão errado. Para José, ele a estava ensinando e corrigindo da mesma forma que foi educado, sempre com amor.


Os anos passaram, as agressões à mulher só iam aumentando, mas José ainda não achava que estava errado. Para ele, era inadmissível que a moça não fizesse as coisas do jeito que ele esperava afinal, ele era o chefe da casa, o provedor, o que tinha direito a usar a palmatória.



*Palmatória: Instrumento de madeira ou couro usado para castigar alguém com golpes na palma da mão.



Texto escrito em algum momento de 2023.

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Logo NaBR

Vem conhecer nossas outras redes

  • Youtube
  • Spotify
  • TikTok
  • Instagram

Copyright 2025 Bruna Ventre NaBR todos os direitos reservados

bottom of page